segunda-feira, 18 de maio de 2020

Cirurgia de Adenoide e amígdalas em bebê

Ola,
A anos não atualizo o blog e nem tinha intenção de fazer isso, mas voltei para fazer um relato importante.
Procurei na internet algum relato de mães que passaram pelo o que passei e não achei nada, então resolvi deixar registrado para poder ajudar as mamães que assim como eu não encontrou nada sobre o assunto.
Vamos lá....
Tenho um bebe lindo chamado Tales que agora está com 8 meses!!
O Tales desde que nasceu tinha um ronquinho quando respirava que no inicio era quase imperceptível mas como mãe de segunda viagem eu sabia que não era normal.
Relatei nas primeiras consultas com a pediatra e ela dizia ser normal e com o tempo iria sumir.
O tempo foi passando e com 3 meses o ronquinho virou um roncão e aquilo estava me dizendo que não era normal e decidi leva-lo no otorrino.
A medica olhou aquele narizinho pequeno e disse que aparentemente era rinite mas mesmo assim solicitou um exame chamado nasofaringoscopia.
Fizemos o exame e não apareceu nada, somente que ele tinha refluxo e realmente tinha e começamos um tratamento para refluxo para ver se melhorava o ronco.
Usamos Losec por um mês e o refluxo melhorou, mas o ronco continuava.
O Tales sempre mamou muito pouco e quase não reclamava de fome, mas a curva de peso estava boa e a medica disse que eu não precisaria me preocupar.
Até os 3 meses o Tales conseguia dormir mesmo roncando, mas depois as coisas começaram a piorar e os problemas respiratórios aumentaram de tal forma que fui de novo na otorrino e ela solicitou outra nasofaringoscopia.
A essa altura o Tales também roncava acordado e vivia de boca aberta e quando dormia era um verdadeiro pesadelo porque ele simplesmente não conseguia ter um sono longo porque o tempo todo ele acordava sufocado porque perdia o ar de tão entupido que estava o nariz( bebes não sabem respirar direito pela boca). As mamadas foram diminuindo a ponto dele conseguir mamar somente 60 Ml com 5 meses.
No exame constou que ele tinha adenoide(carne esponjosa) e estava com 60% de obstrução nasal e isso explica a falta de apetite porque é quase impossível mamar e respirar.
A medica que fez o exame ficou impressionada porque segundo ela, é muito difícil um bebe tão novo ter adenoide.
Levei o exame pra otorrino ela disse que ia solicitar outro pra ter certeza e caso confirmasse ele iria fazer a cirurgia.
Fiquei feliz porque aquele pesadelo iria acabar, mas para a minha tristeza apareceu a pandemia do COVID 19 e a otorrino parou de trabalhar, e eu fiquei em casa com um bebe que não comia e mal dormia.
Usamos todo tipo de medicamento que pudesse ajudar, segue a lista: Rilan, Rinossoro, salsep, Nasonex, Avamys, garasone, decatron Argirol,desalex e predsim e eu mesma no desespero pinguei neosoro no nariz dele e nada adiantou.
Com 6 meses iniciei as papinhas e ele não aceitava bem, mas eu entendia porque era difícil comer com nariz entupido.
No meio desse pesadelo ele pegou uma virose que fez ele ter uma diarreia absurda a ponto de fazer coco mais de 7 vezes no dia, e isso durou 8 dias com indas e vindas dos hospitais.
Ele já não comia bem e com a virose piorou tudo e eu só sabia chorar, porque com a quarentena era difícil encontrar um medico e um hospital que fizesse a tão sonhada cirurgia dele.
Fiquei um mês tentando resolver o problema dele e nada dava certo, até que decidi leva-lo ao pronto socorro do hospital São Luiz do Jabaquara e Deus colocou um anjo para nos atender.
Relatei que o Tales havia tido uma virose e que ele não estava comendo nada e nem estava conseguindo dormir direito e a medica ficou impressionada com a magreza e o quadro respiratório.
Então ela decidiu interna-lo para fazer exames e coloca-lo no soro.
Fomos direto para a UTI e graças a Deus não havia nenhum caso de Covid na área infantil.
No mesmo dia foi colocado uma sonda para ele se alimentar e coloram um cateter de alto fluxo no nariz para ele respirar melhor.
Foi triste vê-lo cheio de fios, mas meu coração estava em paz porque ele estava melhor do que em casa.
A essa altura a Adenoide do Tales Já estava em praticamente 100% e um exame mostrou que a amidala dele estava em grau 4. Com todos os exames prontos os médicos disseram que realmente o caso dele era cirúrgico e no terceiro dia de internação fizeram a cirurgia!
Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida!
Ao voltar da cirurgia, ainda grogue o silencio na respiração dele foi emocionante!
No dia seguinte tiramos a sonda e demos uma mamadeira de 40ml e ele mamou numa velocidade e fez um escândalo quando acabou.
Tivemos alta 4 dias depois e só tenho a agradecer a Deus por essa benção!
O Tales hoje é um saco sem fundo de tanto que come e eu fico extremamente feliz a cada refeição!
em 4 dias ele engordou 1 kilo.
O sono dele é outro e ainda não me acostumei com tanto silencio ahahahahah.
Enfim, senti no coração de fazer esse relato porque procurei inúmeras vezes relatos parecidos e nunca encontrei.
Para quem tiver duvida e precisa de ajuda me chama no facebook https://www.facebook.com/erica.trindade.14


Nenhum comentário:

Postar um comentário